Até o momento, temos 8.712 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados da Via Rio de Janeiro > Rio de Janeiro > Morro do Cantagalo > Paredão Urbanóide

Ampliar imagem Paredão Urbanóide
Núbia Moreira e Daniel Maia no Pr. Urbanóide. Foto de Flavio Leone.
Paredão Urbanóide Imprimir informações da via
5º Vsup D1 E3
Cadastrada por: Luciano Bender, em 15-05-2019 às 12:39
Modalidade: tradicional
Tipo de via: principal
Face: noroeste
Tipo de escalada predominante: agarras
Extensão: 120 metros
Descrição: Escalada localizada no Cantagalo, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas, com uma das melhores vistas do Rio de Janeiro.

Para acessar esse setor, é preciso subir a ladeira da Rua Professor Gastão Bahiana, no sentido da Lagoa para Copacabana, e virar na primeira rua à direita. Essa é uma rua sem saída, com uma guarita da polícia na esquina, e no final dela existe um pequeno largo com estacionamento.

No canto esquerdo desse largo, tem uma escada de madeira, que termina em um portão/grade de ferro no meio de um muro. Basta entrar e virar para a direta, seguindo por uma trilha muito curta, para em seguida subir pela escada de escoamento de água da chuva e, depois, cair para a esquerda por essa mesma escada.

A base da Urbanóide fica no canto esquerdo da parede, logo após o término da escada de escoamento de água de chuva. É preciso fazer um pequeno e fácil lance de escalada até o platô da base, onde existe um grampo e é possível fazer a P0.

A primeira enfiada segue por um lindo sistema de fendas em diagonal para a direita, a exposição deve estar na casa do E3. O primeiro grampo está longe e escondido, mas existem agarras grandes que ajudam no psicológico. De qualquer forma não pode cair nesse primeiro lance!

Depois das fendas, a via segue em agarra para cima, sempre na casa do IVsup ou V grau, passa por uma parada dupla e depois um tetinho, onde é preciso fazer um lance de domínio. A P1 fica em um platô com parada dupla acima desse tetinho.

A segunda enfiada já começa com o crux, que é um lance técnico de equilíbrio em agarras pequenas e polidas, na casa do Vsup. Depois do segundo grampo, é preciso fazer uma travessia delicada para a esquerda até o terceiro grampo. Em seguida, a enfiada segue em diagonal para a direita, por uma calha fácil e exposta. Mas, após o quinto grampo da enfiada, é preciso sair da calha em travessia para a direita, na direção de um platô com parada dupla, onde é possível fazer a P2.

Existe uma outra opção de final, onde, em vez de sair da calha em travessia para a direita, é possível seguir pela esquerda até uma parada dupla. Essa variante final está na casa do V grau.

O rapel pode ser feito pela própria Urbanóide, mas recomenda-se que seja feito com uma corda de 70 metros, para que o primeiro rapel seja direto da P2 até a P1. Fique atento porque esse rapel direto da P2 para a P1, com uma corda de 70 metros, fica no limite da corda e ainda é preciso fazer um pêndulo para a esquerda para acessar a P1. Outra opção é fazer o rapel pela Via Lembranças de Um Passado. Neste caso, ele é feito praticamente em linha reta e sem grandes dificuldades.
Data da conquista: 1983
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Outras vias cadastradas neste local